Gatos Orientais & Siameses

A despeito de sua beleza ímpar, do seu tipo longilíneo, esbelto e elegante, bem como de seu porte aristocrático, os Siameses e os Orientais - extremamente afetuosos e dependentes - são capazes de passar o dia na companhia de seus tutores, seja seguindo-os ou observando-os. Adoram colo, carícias e parecem “conversar” com os mesmos. Muito afetuosos e interativos, são gatos inteligentes, observadores e com alto grau de vocalização. Não podemos deixar de destacar o alto grau de afetividade e interatividade. Seu comportamento com desconhecidos é variável, mas na maioria das vezes são amistosos e rapidamente se interagem com as visitas. São extremamente alegres e sempre dispostos a brincadeiras, estando atentos a tudo que se passa no ambiente. Seu grau de atividade e energia normalmente é muito alto!
O Siamês e o Oriental apresentam, “a grosso modo”, a mesma conformação física e se diferem apenas na coloração. Enquanto o Oriental é um gato “colorido”, o Siamês é tipicamente um gato de corpo claro, com as pontas coloridas e olhos azuis. A maioria das associações permite o acasalamento entre as duas raças e destes acasalamentos podem nascer filhotes tanto Orientais como Siamêses.

Dog (Siamês Seal Point) & Sigrund (Oriental Branco de olhos azuis)
São reconhecidos o Oriental Shorthair (pelagem curta) e o Oriental Longhair (pelagem longa ou semi-longa). Os exemplares de pelagem curta apresentam pelagem bem curta e de textura fina. Os exemplares de pelagem longa apresentam pelagem de comprimento médio, de textura fina e sedosa e cauda longa e emplumada. Já a pelagem do Siamês é bem curta, sem subpelo e é rente ao corpo, de textura fina.
São aceitas as seguintes cores no Siamês: Seal (black) point e Black Tortie point; Blue point e Blue Tortie point; Chocolate point e Chocolate Tortie point; Lilac point e Lilac Tortie point; Cinnamon point e Cinnamon Tortie point; Fawn point e Fawn Tortie point; Red point; Cream point; e todas estas cores combinadas com o padrão Tabby, denominadas Tabby pointed.
São aceitas as seguintes cores no Oriental: São aceitas todas as cores e combinações geneticamente possíveis, desde sólidos (e suas diluições), bicolores, tricolores (Cálico), tortoiseshells (escama), Shaded (sombreado), smoke (fumaça), Silver (prateado) e em diversos padrões Tabby (Classic, Mackerel, Spotted, Ticked e Patched).
A princípio, por serem gatos de pelagem muito curta, o Oriental Short Hair e Siamês sentem mais frio e necessitam de ambientes mais aquecidos no inverno.
Para manutenção da pelagem curta de ambas as raças é aconselhável escovação periódica para a retirada de pelos mortos. Os banhos podem ser dados de acordo com a necessidade ou mensalmente e preferencialmente em dias quentes. A limpeza dos ouvidos pode ser feita a cada 15 dias e/ou quando se fizer necessária e o corte de unhas a cada 10 dias.
Para a saúde do gato é muito importante manter a vacinação atualizada, vermifugação periódica e a critério do médico veterinário, assim como uma alimentação de qualidade superior. Além disto, devemos proporcionar um ambiente tranquilo e enriquecido com brinquedos, arranhadores e prateleiras.
O Siamês e Oriental são raças que convivem bem com outros gatos e também com cães, por exemplo. São gatos que vivem super bem tanto em apartamentos quanto em casas desde que sejam queridos e amados. Enriquecer o ambiente com arranhadores, prateleiras, fontes para estimulá-los a beber mais água além dos brinquedos fazem com que o espaço do gato fique ainda melhor. Entretanto, é importantíssimo ressaltar que, seja em casa, seja em apartamento, o ambiente deva ser seguro para o gato, ou seja, as janelas têm que ter telas de proteção e o gato não pode, em hipótese alguma, ter acesso às ruas. Isto é fundamental.
Antes de adquirir um filhote, deve-se primeiramente pesquisar sobre a raça, procurar conhecer as características físicas e comportamentais, se inteirar dos problemas de saúde, se a raça é adequada para o ambiente da casa, para o seu estilo de vida e de sua família. Pessoas que se incomodam com gatos que miam muito ou mais alto (em relação a outros gatos), pessoas que não querem muita interação com um gato, não são candidatas a levarem um “Meezer” para casa pois eles adoram brincar, alem de vocalizarem bastante; por isso, extremamente importante o(a) criador(a) conversar e sentir se o futuro tutor não está adquirindo por impulso, independentemente da raça, saber o porque quer ter um gato. O tutor ideal é aquela pessoa que realmente deseje o gato, que se apaixone pelo gato, que veja o gato e não tenha dúvidas que “é este!”. A pessoa tem que se apaixonar ... ou deixar que o gato a escolha ... é muito bacana isto também.
Depois de bastante estudo sobre a raça, estar certo sobre a introdução de um gato em casa, é chegada a hora de procurar por criadores sérios e éticos. Após isto, é importante que se escolha um filhote alegre, brincalhão, socializado e sem sinais clínicos de doenças. Também deve-se estar atento se o mesmo atende ao padrão racial, ou seja, se apresenta características fenotípicas exigidas para a raça e se já estão esterilizados antes da entrega pelo(a) criador(a) - animais pets devem sempre ser entregues esterilizados/castrados. Importante salientar que adotar ou comprar um animal é um ato de amor, de responsabilidade, e que deve ser muito bem pensado e planejado, pois um animal é para toda a vida e todos os membros da família devem estar de acordo com a chegada de um novo membro para a família, o gato! E, estando todos de acordo, apenas ame-o, ame-o, ame-o!!! Sempre!!